Pesquisar este blog

28 de fevereiro de 2010

"Eu sou! Consequentemente, Eu Tenho!"


Ontém, fui à uma palestra, em uma federação espírita, e acabei fazendo uma reflexão sobre os seres humanos, e o mundo em que vivemos. Consequentemente, o que vou dizer aqui, não vai ser novidade para ninguém, mas muitas vezes não paramos para refletir, o quanto deixamos a vida fluir com nossos desacertos e ilusões, principalmente nas questões mais superficiais.

Procuramos nossa felicidade naquilo que possuímos " Se eu tenho! Eu Posso!

O nosso cotidiano é tão atribulado, a correria do dia dia, as preocupações com as finanças, as preocupações com os bens materiais, acabam que nos afastando da nossa verdadeira essência. nos seres humanos, muitas vezes nos preocupamos demasiadamente com nossa posição social, o papel exercido na sociedade, o local onde moramos, onde trabalhamos, onde frequentamos, o que vestimos, ou seja qual a aparência que transmitimos exteriormente, e nos tornamos seres humanos superficiais
Estava pensando que ao em vez de usarmos " Se eu tenho! Eu posso" porque não usarmos "Eu sou! consequentemente Eu tenho!

Temos que nos dar a chance de reexaminar nossas vidas, e descobrir a beleza e o verdadeiro significado de onde talvez, damos menos atenção, que é a nossa alma.Veja bem, cuidamos muito do corpo, e esquecemos de nossa maior base, o espírito, esquecemos de ficar bem interiormente, esse é um exercício que temos que fazer diariamente.

Quando passamos por transformações plenas, vivemos momentos de êxtase, de satori, como diria os budistas, o seu significado é " iluminação" uma visão clara, e durável. momentos de completa integridade, quando o interior encontra-se com o exterior.

Então vamos aproveitar o que a vida nos dá, de mais belo, vamos observar os pássaros, a lua, o mar, as flores, vamos tomar sol, vamos cantar, escrever, desenhar, dançar, sorrir, ler ou trabalhar no jardim, caminhar, meditar em cada uma das coisas que nos faz renascer ou renovar, avaliar, respirar calmamente, e então nos sentir mais próximos da divindade, assim poderemos reconhecer o quanto esses sentimentos agradáveis se espelham em nós.

4 comentários:

  1. Oi, Ana!

    Adorei esse texto de hoje.

    Na semana passada quis dizer várias coisas e ao colar o texto no blog ainda ficaram cortadas algumas partes, o que tornou meio nebuloso e confuso o que eu disse.

    No ano passado, li um livro sobre investimentos e nele dizia uma coisa interessante: “Ninguém fica rico enquanto não sair de sua zona de conforto.” O que o autor quis dizer é que se você tem um emprego estável, uma boa relação no ambiente de trabalho e um bom salário, você acaba ficando por ali mesmo, deixa de estudar e molda seus gastos com aquele salário e não enriquece.

    Contudo, não é de dinheiro que eu quero falar, pois acabei vendo outro significado para essa frase: Ninguém fica rico de espírito ou de alma, enquanto permanecer na sua zona de conforto.
    Isso porque, enquanto temos nossa família por perto, nossos amigos, nosso emprego e a pessoa que amamos do lado, dificilmente olharemos para o nosso interior. Para que olhar para dentro, se temos tantas coisas divertidas do lado de fora? Entretanto, enquanto estamos confortáveis, qual o crescimento estamos tendo como pessoas? Pouco, ou quase nada.

    Portanto, é quando resolvemos sair dessa zona de conforto, ou somos forçados a isso por alguma circunstância da vida, que resolvemos olhar para dentro de nós. E isso é uma das tarefas mais difíceis da vida, porque nosso interior é infinito, mais complexo e mais interessante que o exterior. Estamos sempre fugindo disso, ocupando nosso tempo com coisas que nada nos acrescentam (saindo demais, assistindo programas idiotas na televisão, etc.).

    continua...

    ResponderExcluir
  2. continuação...

    Tenho certeza que você já percebeu isso, pois passou a olhar mais para dentro de si, quando saiu de sua zona de conforto (mudou de cidade, ficou longe dos amigos, etc.).

    A pessoa ao olhar mais para dentro de si muda completamente. Se antes ela queria trocar um carro por um mais novo ou luxuoso, passa a olhar para o usado na garagem e pensar: “É só um carro, tá funcionando, só serve para me levar de um lugar ao outro. Para que destruir mais o planeta comprando e forçando a fabricação de um novo?”

    Aprendemos a amar sem posse (tudo bem, isso é difícil pra caramba, reconheço). Mas aprendemos a amar verdadeiramente, querendo que as pessoas que amamos estejam felizes acima de tudo e não apenas ao nosso lado, porque muitas vezes isso não é o melhor para nós ou para elas naquele momento.

    Veja a diferença entre seus primeiros textos e os atuais. Se antes você parecia um pouco desorientada, hoje você pode perceber que tudo na vida tem sua razão de ser.

    Estou gostando de escrever também, acho que vou fazer um blog! (RS....)

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Eu diria que você deve fazer um blog sim! Eu descobri que escrever é uma terapia, e nos ensina a ter fé,em cada palavra que digitamos, como se fosse uma oração,e nos da a chance descobrirmos mais sobre o nosso interior. Acordamos,despertamos! Mas é um exercicio que devemos fazer diriamente,pois somos seres humanos em evolução.

    Pois bem, se isso acontecer vou querer o endereço.

    Fico honrada de verdade, por te-lo no meu blog postando textos inteligentes e profundos.

    Por favor não me abandone, escreva o quanto quiser, pois suas idéias e ideais, são importantes para o crescimento do meu blog e consequentemente para o meu também. Beijos e Abraços

    ResponderExcluir
  4. Amiga,

    que saudadesss....nunca mais apareci por aqui, né...
    Pois bem, atualmente os valores estão invertidos, a maioria das pessoas estão preocupadas em ter e não em ser.
    O importante nessa vida é nos aperfeiçoar profissionalmete sim, mas para fazer um bem maior e não nos diminuir, concordas amiga???? O enriquecimento espiritual está ligado não só a religião, mas sim em sempre aprimorar o lado humano, a generosidade, a família....


    T amo!!!!! e estou morrendo de saudades....

    ResponderExcluir